
Primeiro, precisamos entender que a quaresma é um tempo que a Igreja oferece aos seus fiéis para purificar suas intenções e rever suas atitudes, e principalmente se preparar para a Páscoa do Senhor ou seja sua Ressurreição.
A Quaresma se inicia hoje, com a Quarta-feira de Cinzas, dia de Jejum e penitência, onde os católicos do mundo inteiro vão a missa, e por meio da imposição das cinzas se recordam que o homem é pó e ao pó voltará. A Quaresma tem esse nome, em memória dos quarenta dias que Jesus ficou no deserto e foi tentado pelo Demônio e venceu todas as tentações. Hoje nós também somos chamados a vencer as tentações do dia a exemplo de Jesus.
Em segundo lugar a Igreja nos propõe três exercícios espirituais, para aproveitarmos bem a Quaresma a saber: O Jejum, a Oração e a Esmola.
O Jejum: essa é uma pratica poderosa que, para aqueles que a praticam, colhem grandes resultados. Jesus Jejuou durante quarenta dias no deserto, e nos ordenou Jejuar para que possamos vencer as tentações e a luta contra o Demônio.
A Oração: A oração nos aproxima de Deus e nos faz conhecedores de sua vontade, ao mesmo tempo em que nos predispõe para realizá-la, Jesus é o homem de oração por excelência, não são raros os momentos em que Jesus estava mergulhado em oração e ordenou essa prática.
A Esmola: Não se trata de mero assistencialismo, mas sim de um amor e doação pela pessoa de Jesus que está no pobre, Jesus mesmo disse que quando fizermos o bem a um destes pequeninos era a Ele mesmo que teríamos feito.
Durante a Quaresma vamos falar com mais profundidade sobre cada um desses três exercícios.
Uma boa e santa Quaresma para você e sua família!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário